Notícias

Mercados

Tendências e oportunidades do mercado mundial: o aumento da robótica agrícola

22/05/2024

Partilhe:

Com dezenas de modelos de robôs agrícolas já em atividade na Europa e no mundo (25 modelos em atividade em França, de acordo com o Observatoire des Usages Numérique en Agriculture), os participantes no painel partilharam as suas visões sobre os seguintes temas:
1. Análise de mercado: números-chave e tendências que impulsionam o mercado;
2. Concessionários: o seu papel fundamental no setor e os negócios potenciais (tipos de culturas e funções);
3. Porque é que as start-ups de robótica agrícola são tão apelativas para os agricultores... e também o são para os industriais e os investidores?
Da mesa-redonda fizeram parte René Koerhuis, editor da revista Future Farming, Pierre Lavail, presidente do Grupo T3M – concessionário agrícola francês, e Thierry Le Briquer, responsável pelo desenvolvimento do negócio de frutas e legumes da CNH Industrial.

Qual é o estado atual do desenvolvimento e implementação de robôs agrícolas na Europa?
René Koerhuis, destacou o aumento gradual de robôs em trabalho na Europa e o crescimento exponencial previsto na oferta de soluções. “Em 2020 existiam 216 robôs no mercado, mas estima-se que sejam 2500 em 2032”, referiu. Thierry Le Briquer, da CNH Industrial, enfatizou a necessidade de soluções para fazer face à escassez de mão de obra, mas referiu também que o caminho a seguir quanto ao tipo de máquinas ainda não está claro. No entanto, “o cenário nas culturas perenes parece mais adiantado”, explicou.  Já Pierre Lavail, enfatizou a necessidade dos concessionários de trabalharem com produtos estáveis (“sobretudo ao nível do stock disponível”), explicando que, apesar de já ter vendido dois, achar que “os robôs ainda não estão nesse patamar”. Esta opinião mereceu a oposição de René Koerhuis. Finalmente, Pierre Lavail explicou a diferença de modelo de negócio que pressupõe este tipo de tecnologia, “exige um modelo de negócio diferente, desde a venda ao pós-venda. Sentimos que precisamos de alterar a forma de distribuição neste tipo de produtos.”

Que tipo de soluções poderemos ver nos próximos três anos?
Pierre Lavail, prevê maior adoção de tecnologia nas vinhas e destaca o crescimento da agricultura de precisão, embora reconheça que as soluções atuais podem não ser as mesmas daqui a cinco anos. “A agricultura de precisão continuará a crescer com equipas específicas nos concessionários, tal como na minha empresa. Temos 5 técnicos jovens e 1 vendedor em exclusivo nesta temática. Nesta fase a equipa ainda não é rentável, mas sabemos que temos de estar preparados para trabalhar este tipo de soluções tecnológicas porque vamos precisar dela daqui a 10 anos e temos de prepará-la já”. Thierry Le Briquer, observou o surgimento de novas tecnologias em culturas especializadas. “Ao contrário do passado, hoje vemos as principais inovações a surgirem nas culturas especializadas, como a vinha ou os pomares, e não nas culturas arvenses”. René Koerhuis destacou a importância de robôs e máquinas na colheita de frutas e na monda. “A colheita de frutos, a monda, no fundo, robôs que resolvam problemas de mão de obra. A monda é claramente um dos segmentos em maior crescimento, mas a colheita robótica, que ainda está no início, tem atraído muitas start ups.”

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos