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Teste em campo

Steyr 4145 Profi CVT, a evolução natural de uma linha sofisticada

01/05/2017

Por: João Sobral

É só de longe em longe que surge a oportunidade de experimentarmos um Steyr, mas volta e meia acontece. O 4145 Profi CVT estava na lista de candidatos ao TOTY 2017 e foi nesse âmbito que a marca nos endereçou um convite para contactarmos de perto com este modelo. Comparativamente com a geração anterior, além de outras melhorias, foi atualizado em matéria de emissões poluentes e ganhou uma linha estética arrojada.

A linha Profi
Posicionada entre as linhas Multi e Terrus, a linha Profi CVT é composta por quatro modelos de 4 cilindros, com potências entre os 116 e os 145 cv, e transmissão de variação contínua. Nas variantes Profi Classic e Profi com transmissão mecânica, a marca propõe ainda um modelo de 6 cilindros, o 6145 Profi, cujas especificações de motor são praticamente idênticas às deste 4145 Profi CVT, mas com vantagem essencialmente na disponibilidade de binário.  

Motor
O bloco que o propulsiona é um 4 cilindros de origem FPT, com 4,5 litros de capacidade. A potência nominal situa-se nos 145 cv, mas a potência máxima com boost chega aos 175 cv. A tecnologia Hi-eSCR, que o certifica como Tier 4F, implica o consumo de AdBlue mas dispensa que seja empregue um filtro de partículas.

Transmissão CVT
A transmissão de variação contínua pode ser ajustada de acordo com três diferentes níveis de agressividade, quer o operador opte por uma condução por pedal, quer opte por utilizar a manete Multicontroller posicionada no apoio de braço. A velocidade de 50 km/h pode ser alcançada a um regime económico do motor de 1700 rpm.

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Hidráulico e TDF e tecnologia
A nível do sistema hidráulico, o operador beneficia de um vasto leque de ajudas, onde se inclui o software de Gestão de Cabeceiras Easy-Tronic II e a tecnologia ISOBUS Classe III.

A TDF é de acionamento eletro-hidráulico sob carga, para um arranque mais suave, e pode contar com um regime económico, ou nas 540 rpm ou então nas 1000 rpm. 
De referir ainda que a Steyr disponibiliza um serviço de telemetria, denominado S-Fleet Telematics. Através do S-Fleet os dados relativos ao funcionamento do trator podem ser partilhados em tempo real via wireless.

Cabine e conforto
O monitor touch S-700 e o equipamento de som com sistema de mãos livres através de Bluetooth são só dois exemplos da tecnologia empregue.
Numa configuração de 4 pilares e painel único na frente, a cabine pode contar com suspensão (com ajuste de 5 níveis), acesso por ambas as portas e espelhos eletricamente ajustáveis.
A nível de opções, ao cliente é dada a possibilidade de escolher entre três diferentes assentos, tendo o mais evoluído acabamento em pele e oscilação lateral do encosto lombar. Pode ainda escolher entre um teto normal ou um teto rebaixado.
Também como extra, o eixo dianteiro pode contar com sistema de amortecimento, o qual permite um curso de suspensão de 105 mm.

Especificações técnicas

Apreciação

Fabricados em St Valentin, na Áustria, os Steyr Profi CVT distinguem-se dos modelos equivalentes comercializadas pelas marcas irmãs dentro do Grupo CNH, sobretudo graças a uma diferenciação de acabamentos.
No caso concreto do 4145 CVT, experimentei-o com alfaias de preparação de solo e sementeira, disponibilizadas pela Kuhn, e com um carregador frontal. A movimentar fardos, notei que proporciona uma boa visibilidade e que é ágil nas manobras. Em campo demonstrou uma progressão sem dificuldades, mesmo com duas alfaias engatadas, uma na frente e outra atrás, embora se tratasse de uma parcela fácil de trabalhar.
Apercebi-me ainda que a cabine está corretamente insonorizada.
Este modelo representa uma boa solução de compromisso para explorações mistas. Pode fazer muito do que um convencional mais pequeno faz, e também tem posses para se aventurar em campo aberto. Devido ao pack de equipamento, é um modelo adequado a clientes que precisam de um nível tecnológico de topo aplicado num trator que não é demasiado grande.

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