Notícias

SITEVI

SITEVI deve proporcionar as ferramentas, ideias e contactos para uma Agricultura a longo prazo

20/10/2025

Partilhe:

abolsamia: Quais são as principais prioridades estratégicas que pretende implementar no SITEVI para fortalecer ainda mais os setores da viticultura, arboricultura e olivicultura nos próximos anos?
Guillaume Schaeffer: A nossa prioridade é continuar a fazer do SITEVI uma plataforma de referência para todos os setores. Isto significa reforçar a representação internacional, alargar ainda mais a oferta de expositores a toda a cadeia de valor e, sobretudo, fazer do salão um verdadeiro local de soluções práticas. Queremos também apoiar a evolução dos modelos agrícolas, nomeadamente a diversificação, que é hoje em dia uma questão essencial, e integrar melhor as expectativas da sociedade em matéria de ambiente, de qualidade e de rastreabilidade. O objetivo é claro: fazer com que os profissionais saiam do salão com as ferramentas, as ideias e os contactos necessários para desenvolver a sua atividade a longo prazo.


Como planeia responder aos desafios impostos pelas alterações climáticas e pela sustentabilidade, tanto do ponto de vista da produção, como da inovação tecnológica, nestes setores?
Vemos isso muito claramente nas discussões com os expositores: a sustentabilidade já não é uma opção, é um pré-requisito para a resiliência. O SITEVI apresentará inovações que podem ajudar-nos a enfrentar estes desafios: irrigação otimizada, equipamento eletrificado, viticultura de precisão, robótica adaptada a condições extremas, etc. Mas também queremos promover abordagens globais: aquelas que ligam o desempenho ambiental, social e económico. As alterações climáticas obrigam-nos a repensar as nossas práticas, mas também os nossos modelos. E o salão está lá para apoiar esta mudança, de uma forma muito prática.

Que papel acredita que o SITEVI deve desempenhar na promoção da internacionalização dos vinhos, azeites e frutas mediterrânicas, especialmente em mercados emergentes?
O SITEVI é um salão internacional, com 22% dos nossos expositores vindos de fora de França e mais de 73 países visitantes. É um ponto forte que continuamos a desenvolver. Temos agora uma capacidade real de ligar os produtores franceses e mediterrânicos a compradores e parceiros estrangeiros, particularmente em regiões onde a procura está a crescer rapidamente: América Latina e Europa Central. Estamos a estruturar a nossa presença na exportação, nomeadamente em conjunto com o programa “Export Begins in France” da Business France, bem como com o nosso parceiro Promosalons e as Câmaras de Comércio e Indústria. E, durante o salão, propomos encontros B2B adaptados a estes mercados.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos