Notícias

Produto

Semear o futuro

20/12/2023

Partilhe:

Nuno Marques, engenheiro agrónomo de formação, é o gerente da Bovicer, empresa que gere a Herdade da Parreira desde 2018. No entanto, o seu trabalho na Herdade iniciou-se muito antes, ainda na década de 1980. “Esta exploração começou em 1972 aquando da compra da Herdade da Parreira. Somos produtores de bovinos de carne e cereais, e toda a agricultura que fazemos visa alimentar em 100% as necessidades do nosso efetivo. Temos atualmente à volta de 400 cabeças.”

Agricultura de Conservação
Um dos motivos pelos quais a Herdade da Parreira é conhecida é o sistema de agricultura utilizado: a Agricultura de Conservação. Intimamente ligado ao trabalho desenvolvido por dois Professores da Universidade de Évora – Ário Lobo de Azevedo e Mário Carvalho - baseia-se em três princípios: não mobilização do solo e, por isso, na utilização da sementeira direta; rotação de culturas e devolução dos resíduos ao solo de origem. Através da combinação destas três técnicas consegue-se aumentar a matéria orgânica, melhorar a estrutura do solo e a drenagem e, assim, ir conquistando ganhos de produtividade e aumentando a eficiência no uso de fatores de produção. 

“Olhando a indicadores da agricultura portuguesa e europeia, que podem ser consultados no Eurostat ou no INE, este sistema tem-nos permitido constatar que estamos acima da média europeia ao nível da eficiência do uso de fatores (fertilizantes, pesticidas, energia, mão de obra, etc.), bem como em termos de produtividade seja no trigo ou nas forragens”, explicou Nuno Marques.

Sementeira direta
“Iniciámos a prática da sementeira direta em 1987, quando ainda era aluno na Universidade de Évora, e do Professor Mário Carvalho, que deu expressão ao projeto formativo lançado pelo seu mentor e ex-Reitor da Universidade de Évora, o Professor Ário Lobo de Azevedo. Em 1988 fizemos os primeiros ensaios na Herdade da Parreira com um semeador Moore, originário da Irlanda, e um Gaspardo. Fomos aumentando as áreas até 1992, mas verificámos que, à data, os semeadores existentes eram pouco fiáveis, sendo impossível fazer um dia inteiro a semear sem ter de parar várias vezes para substituir componentes. Assim, fizemos um interregno até ao ano de 2002 (desde aí que nenhuma parcela é mobilizada), fazendo mobilizações mínimas, altura em que aparecem semeadores de origem brasileira. Adquirimos um que trabalhou até 2012 e passámos a contratar o serviço de sementeira a um prestador que tinha um Kuhn/Metasa (semeadores Kuhn fabricados na fábrica da marca no Brasil depois de comprar a brasileira Metasa, em 2004/05).

Em 2022 decidimos passar a fazer nós as sementeiras e, por isso, adquirir um semeador. Entrámos em contacto com a Auto-Industrial no sentido de comprarmos um equipamento semelhante ao do prestador com que trabalhávamos, por estarmos bastante habituados e sabermos da sua fiabilidade. Na impossibilidade de ultrapassar questões relativas à legislação europeia, foi-nos apresentado o Kuhn Aurock.”

Impressão ao fim de 230 hectares semeados
“Este semeador é completamente diferente do equipamento com que trabalhávamos. Tem muito mais tecnologia, os órgãos de sementeira são mais evoluídos, o que garante uma operação muito mais segura. A parte da distribuição de semente tem provas dadas. A questão do “ataque ao solo”, que permite colocar a semente na terra, era a que nos levantava maiores reservas. Ao fim de 230 hectares feitos podemos atestar que: com o solo seco ficámos surpreendidos, revelando excelente capacidade de penetração. Com o solo húmido tem-se mostrado igualmente competente, apesar de termos menos hectares trabalhados nestas condições. Em relação à capacidade de semear com muito restolho no solo, a performance agradou bastante, em especial nas parcelas que tinham tido trigo (com uma camada de palha bastante grande). As forragens que temos nascidas já foram semeadas com o Aurock. O trigo estamos a semeá-lo agora e ainda não teve tempo de germinar.”

"Temos dois tipos de solo: a maior parte de área agrícola é desenvolvida em solos mediterrânicos pardos para-hidromórficos, dificilmente encontra solos mais difíceis porque, como o nome indica, o horizonte B é impermeável. Um dos minerais de argila que faz parte desta composição é a montmorillonite, que é expansível, abrindo fendas no verão, o que facilita bastante a drenagem no inverno. Ao não mobilizar mantemos esses canais de drenagem abertos. Uma parte menor da atividade agrícola desenvolve-se em solos litólicos, pouco profundos e mais arenosos.

O que oferece a sementeira direta?
“Sozinha não nos traz nada e pode até trazer problemas (se continuarmos a fazer monocultura). Ajuda-nos a travar a erosão, permite-nos acumular matéria orgânica, e, portanto, a perda de fertilidade do solo, reduzimos as emissões de CO2 porque sempre que mobilizamos promovemos a mineralização da matéria orgânica que se materializa em CO2 para a atmosfera. Ao nível da operação, ao concentrarmos toda a sementeira numa só operação reduzimos o consumo de combustíveis fósseis, reduzindo ainda mais as emissões. Além disso, ao aumentarmos o teor de matéria orgânica no solo fazemos sequestro de CO2. Assim, às vantagens económicas juntamos vantagens ambientais. A matéria orgânica é o que permite aumentar a eficiência da atividade química, melhorar a estrutura do solo (condições físicas), nomeadamente a drenagem que reduz o encharcamento, permite reter mais água no solo e potencia a atividade biológica no solo, que é bastantes vezes esquecida. São as sinergias que se criam entre estas atividades que promovem a fertilidade do solo, reduzindo o uso de fertilizantes e pesticidas.”

LOCALIZAÇÃO
Herdade da Parreira,
Ciborro, Montemor-o-Novo
ATIVIDADE
Exploração agrosilvopastoril
com engorda de bovinos
DIMENSÃO
800 hectares (50% montado,
30% regadio, 10% sequeiro,
10% barragens).
CULTURAS
64% pastagens, 13% cereal,
16-20% forragens.

KUHN AUROCK 6000 RC-32

Disponível em duas versões: com uma única tremonha e cabeça distribuidora - 6000 R - e na versão com duas tremonhas e duas cabeças distribuidoras - 6000 RC - com uma largura de trabalho de 6 metros e 32 ou 40 linhas (espaçamento entre linhas de 18,75 ou 15 cm). O conceito de disco triplo da unidade de sementeira, com mais de 40 anos de provas dadas, equipa este semeador, que é também compatível com ISOBUS.

Unidade de sementeira
A unidade de disco triplo é composta por um disco de abertura do sulco e um disco duplo de sementeira. A marca disponibiliza dois modelos de discos de abertura para melhor adaptação do grupo de discos triplos às condições existentes. Com esta unidade, o solo na linha de sementeira fica “mais fino” sendo ainda possível regular a abertura do sulco e a pressão de sementeira. O sistema de regulação do disco de abertura encontrase apenas nos cilindros exteriores. Opcionalmente, está disponível uma regulação individual (250 a 300 kg). Com este sistema, poderá semear duas espécies diferentes a duas profundidades de sementeira diferentes. O disco duplo de sementeira está montado numa estrutura em paralelogramo.



Um pivot central entre a barra de sementeira e a estrutura permite colocar a semente no sulco mesmo nas viragens. A unidade de sementeira segue sempre atrás do disco de abertura e evita a má colocação da semente mesmo em declives. O ponto de rotação é controlado através do terminal na cabine.

Duas opções de espaçamento entre linhas
Disponível em duas versões, de 32 ou 40 linhas, e um espaçamento entre linhas de 15 cm ou 18,75 cm. O sulco é criado por duas filas de discos de abertura montados num rolamento isento de manutenção. Estão disponíveis dois modelos adaptados às diferentes condições: um disco ondulado de 460 mm de diâmetro e um disco em relevo de 430mm para cortar eficazmente os resíduos e reduzir a projeção do solo.

Rolo dianteiro “quebra restolho”
O Aurock pode ser equipado com um rolo frontal para aplanar o coberto vegetal e acelerar a decomposição dos resíduos verdes ou para esmagar plantas lenhosas, permitindo assim que a semente seja colocada no fundo do sulco sem obstruções. A pressão do rolo sobre o solo pode ser regulada a partir do terminal na cabine. A manutenção do coberto vegetal na superfície mantém a humidade no solo em condições de seca.

Tremonha dupla
O Aurock 6000 RC está equipado com tremonha dupla e duas cabeças distribuidoras. Pode semear uma cultura principal e aplicar fertilizante na mesma linha, semear uma cultura principal e aplicar fertilizante em cada linha, duas culturas na mesma linha, duas culturas em cada linha (por exemplo, relay cropping), uma cultura principal em cada linha, uma espécie em cada linha (obtém mais espaço entre linhas) ou duas variedades da mesma espécie em cada linha. O 6000 RC está equipado com duas cabeças distribuidoras volumétricas, proporcionais e precisas. O semeador dispõe igualmente de um agitador que pode ser desligado, de série.

Dois sensores móveis medem o nível de sementes na tremonha, mesmo quando esta está cheia. Existem quatro posições possíveis para os sensores, dependendo do tipo de semente que está a ser utilizado. Também é possível visualizar o nível da tremonha no terminal da cabina, com a possibilidade de receber um aviso quando o nível está baixo.

…ou tripla
Além da tremonha principal, pode ainda ser instalada a tremonha SH1120, podendo ser adicionadas sementes de pequenas dimensões à cultura principal.



Três tremonhas:
"Na agricultura moderna existe uma grande preocupação com a biodiversidade, não apenas por questões ambientais e de paisagem, mas também por razões económicas. No nosso caso, que utilizamos as forragens para a alimentação do gado, permite-nos ter forragens com maior teor de proteína e simultaneamente proporcionar um aumento da biodiversidade do solo através de um aumento dos tipos de raízes e das sinergias destas com os microrganismos do solo e das micorrizas. Assim, com estas tremonhas poderemos, por exemplo, semear colza misturada com azevém, ervilhaca, ou outras espécies que queiramos. Tudo na mesma operação, numa só passagem. Isto se não quisermos misturar as sementes. Se quisermos misturar podemos colocar ainda mais. Dá-nos muitas opções de trabalho, o que é uma grande vantagem", explicou Nuno Marques.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos