Notícias

Segurança

Saiba em quantos metros se detém um trator lançado a 40 km/h sobre piso seco

10/05/2019

Partilhe:

A súmula do trabalho e a foto que aqui reproduzimos, com a devida vénia aos autores, resulta de um teste realizado para a edição de abril da revista francesa de material agrícola Entraid, em colaboração com a New Holland e com a Michelin, em circuito fechado, na pista de ensaios do construtor francês de pneus.

A Entraid esclareceu que o objetivo do trabalho foi testar o comportamento dos tratores modernos e a sua capacidade de travagem, observando os efeitos da carga que reboca, a sua velocidade e os efeitos, quando combinados, sobre pisos seco e molhado. O trator escolhido pela New Holland foi um T7.275 HD, equipado com pneus Michelin e sistema de travagem pneumática. O reboque utilizado foi da Joskin, com travões pneumáticos e com regulação de travagem proporcional à carga transportada

Curiosamente, a mais curta distância medida não foi reclamada pelo trator a solo, mas sim pelo conjunto trator-reboque (peso bruto de 40 ton.), sobre o mesmo piso e à mesma velocidade. Resultado: 22,3m percorridos até à imobilização total.

Já a distância mais longa, de 39,7m, foi apontada por um conjunto formado por trator-alfaia, a uma velocidade de 50 km/h sobre piso molhado. A influência do asfalto molhado na travagem de emergência fez aumentar em 9% a distância percorrida, medida em 25,8m no caso do trator sem reboque em circunstâncias semelhantes.

Precisa o texto da Entraid que ao cabo de dois dias de testes foi o fator velocidade que mais chamou a atenção da equipa, pois imobilizar um conjunto agrícola que se desloque a 50 km/h requer mais tempo e distância que um outro que role a 40 km/h. Em média, é necessária 50% de distância suplementar para o conjunto se imobilizar por completo, seja este composto por trator-alfaia, ou por trator-reboque.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos