Notícias

Floresta

Riper amontoador faz várias operações numa só passagem

23/03/2022

Partilhe:

Amobilização do terreno é essencial para a plantação. Esta operação é fundamental para o desenvolvimento inicial das raízes das árvores. Para que esse objetivo seja atingido, devem utilizar-se preferencialmente métodos que promovam a infiltração e retenção de água, com manutenção da matéria orgânica e dos nutrientes essenciais no solo. 

A mobilização parcial é uma prática com maior sustentabilidade na preparação do solo para uma nova plantação florestal, e sempre que for possível de executar é recomendável. A mobilização não intensiva e não total contribui para a acumulação de carbono no solo e a manutenção da estrutura física que as novas raízes irão aproveitar.

Com este objetivo em mente, a Fravizel, em parceria com a equipa de Inovação Florestal da Navigator Company, tem vindo a desenvolver o Riper Amontoador cujo objetivo é realizar a gradagem, ripagem e adubação em apenas uma só operação.
Esta alfaia mobiliza a faixa de terreno, proporcionando assim uma boa “cama de plantação”. Os discos têm orientação variável, o que permite definir a altura do comoro, adaptando-se a zonas mais secas ou de maior encharcamento e efetuar uma ripagem até 70 cm de profundidade, ficando marcada com o riscador a futura linha de plantação.

Adicionalmente pode ser aplicado adubo fosfatado (ou outro), na linha de plantação e à taxa variável. Nos ensaios preliminares já executados, o rendimento da operação situa-se entre 2 a 3horas/hectare. Os ensaios estão a ser executados no âmbito do projeto rePlant, apoiado pelo Portugal 2020 e Compete.

- Leia mais -

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos