Notícias

Portugal aumenta em 27% a importação de maquinaria agrícola espanhola no 1º trimestre do ano

18/07/2022

Partilhe:

A AGRAGEX, Associação Espanhola de Fabricantes-Exportadores de Maquinaria Agrícola, divulgou os dados relativos às exportações feitas pelos fabricantes espanhóis de maquinaria agrícola no primeiro trimestre de 2022, nas quais se verifica um aumento de 15,4%, que sobe para 21,89% se apenas forem analisadas as exportações para a Europa. O valor total cifra-se em 865,5 milhões de euros, e em € 569.497.752,77 apenas para outros países europeus, ou seja, “2 em cada 3 euros exportados vêm da Europa”, nas palavras do diretor geral da associação, Jaime Hernani.

Analisando apenas o mercado europeu, França continua a ser o destino primordial das exportações espanholas, embora se verifique uma quebra de 4% após três anos de forte crescimento. Em sentido contrário, Portugal, Itália e Alemanha crescem dois dígitos - 27%, 35% e 32% respetivamente. Em relação ao resto da Europa, o destaque vai para os Países Baixos, que aumentaram as suas compras em 61% e o Reino Unido cresce 25%.

Nos mercados não europeus, salta à vista a subida de 11% na América do Sul, com destaque para o mercado brasileiro, e dos Estados Unidos, que cresceu 27% em março, isto depois de quase duplicar as suas compras nos últimos dois anos. “Sem dúvida que o fortalecimento do dólar nos últimos 15 meses ajudou. Um dólar forte torna-nos exportadores mais competitivos, mas encarece a compra de petróleo”, concluiu Jaime Hernani.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos