Empresas
O empresário Laurindo Prata deixou-nos aos 87 anos
13/04/2020
Laurindo Prata (1933-2020), natural de Cafede, freguesia do concelho de Castelo Branco, fundador da empresa Matos & Prata, da Guarda, faleceu em 11 de abril. Tinha 87 anos.

Empresário e empreendedor de sucesso, comummente considerado um dos grandes impulsionadores da mecanização agrícola da Beira Interior, fundaria na Guarda, em 1969, a empresa Matos & Prata, que se dedicou à comercialização de tratores Massey Ferguson e de outras máquinas agrícolas.
No início dos anos 70 abriu as portas da firma à venda de veículos automóveis, até que, na década seguinte, tornar-se-ia representante da BMW na Guarda, abrindo depois filiais em Castelo Branco, e mais recentemente na Covilhã.
Pelo caminho, em 2000, iniciou uma profícua relação com a New Holland, que passou a representar na região. Com esta celebraria, no ano passado, o 50º aniversário da firma, já com os seus descendentes aos comandos da administração, evento que reuniu mais de mil convidados e algumas das principais figuras públicas da região.
O funeral de Laurindo Prata realizou-se no domingo de Páscoa, no cemitério de Cafede, reservado aos familiares mais próximos.