Notícias

Tech

O drone como ferramenta de recolha de informação na atividade agrícola

26/07/2021

Partilhe:

Asa fixa ou rotativa?

Para aplicações agrícolas, o drone de asa rotativa é mais popular que o de asa fixa, mais utilizado em aplicações bélicas. O de asa fixa apresenta vantagens como um menor consumo, maior autonomia ou mais velocidade, já o de asa rotativa tem a vantagem da fácil descolagem e aterragem. Mais ainda, é capaz de se mover em todas as direções e permanecer quieto no ar ou mover-se a velocidades muito baixas; sendo por isso mais manobráveis.

Autonomia, hélices e alimentação

Um drone multirrotor dispõe de um tempo de voo aproximado de 30 minutos. A sua classificação é definida de acordo com a disposição das hélices: tricópteros, quadricópteros, hexacópteros e octacópteros. Ainda que se possam incorporar motores a gasolina, são muito mais habituais os elétricos com bateria.

Desenho

São dispositivos mecânicos desenhados para ter uma reparação e manutenção fácil. São geralmente fabricados com materiais aeroespaciais: poliestireno, compósitos, fibra de carbono, fibra de vidro, kevlar...; o que significa baixo peso e alta resistência.

 

O drone como ferramenta agrícola

O uso do drone em diferentes atividades agrícolas, pecuárias e florestais, está a tornar-se algo habitual sendo as aplicações mais populares a recolha de informação e os tratamentos fitossanitários (proibidos em Portugal pelo artigo 15º, nº2, da Lei n.º 26/2013, que proíbe a aplicação aérea de produtos fitofarmacêuticos nas explorações agrícolas e florestais, salvo as excepções previstas na Lei).
Este artigo centra-se exclusivamente no uso do drone para recolha de informação, fazendo um mapeamento das parcelas com câmaras multiespectrais; deixamos para o futuro a sua utilização como plataforma para os tratamentos fitossanitários em culturas, sobretudo arbóreas.

Na denominada agricultura de precisão (AP) o uso do drone ganhou maior protagonismo. Com os drones é possível realizar um mapeamento das culturas que consiste na recolha de informação (captação de imagens com diferentes câmeras e sensores) para posterior análise da mesma. Mas o drone também pode ser utilizado noutras aplicações como a vigilância e a contagem de gado; inclusivamente, é bastante útil para a vigilância de predadores que ameacem o rebanho (se equipados com câmeras de imagem térmica).

 

- Leia mais - 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos