Notícias

Tractor of the Year®

Nova categoria premeia a sustentabilidade

31/05/2019

Partilhe:

Na celebração das duas décadas de existência, o TOTY renova-se. “Queremos celebrar os 20 anos não apenas como o alcance de uma meta, mas também como um ponto de partida para os próximos 20 anos”, afirmou Fabio Zammaretti, chairman do TOTY, durante a última cerimónia de entrega de prémios.

A AGRICULTURA TEM DE ALCANÇAR MAIOR PRODUTIVIDADE
A população mundial que atualmente ronda os 7,6 mil milhões, está em crescimento, e as estimativas da ONU apontam para que essa tendência se mantenha. Em 2050, esta esfera suspensa no espaço deverá ser habitada por 9,8 mil milhões de pessoas. A projeção mais longínqua feita por aquela organização tem como alvo o ano 2100, com uma estimativa de 11,2 mil milhões de pessoas. 
Perante este cenário, torna-se urgente aumentar a produção de alimentos em 70% nos próximos 30 anos. Não é coisa pouca. Este é um desafio que implica comprometimento com as questões ambientais e com um modo de trabalhar que seja sustentável.

DESIGN DÁ LUGAR À SUSTENTABILIDADE
É com estas estimativas que a organização do TOTY decide arrumar a categoria Design na prateleira da história. Na verdade, ela não se divorciará por completo do Design, pois continuará a ser um dos parâmetros de avaliação de cada modelo, a par de muitos outros. Mas perde o estatuto de categoria autónoma que teve até aqui, e que atribuía anualmente um prémio, para dar lugar, já na próxima edição – Tractor of the Year® 2020 – à entrada da categoria ‘Sustainable TOTY’. 

“O Sustainable TOTY não vai ser um prémio de inovação para o trator mais verde, mas antes um prémio de inovação sob o ponto de vista da sustentabilidade”. Foi assim que Fabio Zammaretti sintetizou a identidade desta nova categoria.
Avaliar um trator em matéria de sustentabilidade é uma tarefa que implica interpretar à luz de outras ideias o trabalho que é desenvolvido em contexto agrícola. E é um desafio que convida a observar as inovações desenvolvidas pelos fabricantes através de uma lente de diferente graduação.

AS PERGUNTAS A QUE VAMOS DAR RESPOSTA
Quais são os tratores que apontam para uma prática agronómica mais sustentável? Que características e que inovações devem incorporar para serem premiados como ‘Sustainable TOTY’? Que modos de propulsão alternativos aos combustíveis fósseis permitirão trabalhar mais, com menos custos e deixando uma menor pegada ecológica? As respostas a estas e a muitas outras questões vão ser dadas em novembro de 2019, na Agritechnica, quando for conhecido o primeiro trator premiado como ‘Sustainable TOTY’.


NEW HOLLAND FOI O MAIS GALARDOADO
Na categoria ‘Melhor Design’, o TOTY atribuiu prémios anualmente desde 1998, tendo a última distinção de Design sido atribuído na EIMA 2018. O lugar passa a ser ocupado pela nova categoria Sustainable TOTY. Ao longo de 20 anos de distinções para o Melhor Design, a New Holland foi o fabricante mais vezes galardoado, com cinco tratores a serem premiados. Logo a seguir no ranking aparecem a Deutz-Fahr e Valtra com quatro distinções, e depois a Lamborghini com três galardões.
 

O QUE BALIZA AS 4 CATEGORIAS
TRATOR DO ANO: Tratores para campo aberto cuja carga máxima admissível seja superior a 8900 kg. 
MELHOR UTILITÁRIO: Tratores convencionais com potência acima de 70 cv, motor no máximo com 4 cilindros, e carga máxima admissível até 8.900 kg.
MELHOR ESPECIALIZADO: Tratores destinados a pomares, vinhas e zonas montanhosas.
SUSTAINABLE TOTY: Tratores que se evidenciem pela inovação do ponto de vista da sustentabilidade.


REQUISITOS PARA SUBIR A BORDO: Na edição TOTY 2020 podem concorrer às primeiras três categorias (campo aberto, melhor utilitário e melhor especializado), os modelos de produção em série que venham a estar disponíveis para entrega no mercado europeu até dezembro de 2020.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos