Notícias

Tech

Na agricultura sustentável a escolha dos pneus faz a diferença

09/07/2020

Partilhe:

Um dos objetivos desta agenda foca-se no desperdício de alimentos: um fenómeno ligado à falta de cultura, mas também a sistemas de transporte ineficientes ou a regras comerciais incoerentes entre os países. No entanto, infelizmente, uma grande parte do problema pode ser atribuída a práticas agrícolas inadequadas que, sem dúvida, devem ser mudadas.

Este facto conduziu à criação da "Agricultura de Precisão", na qual os sistemas de satélite GPS montados no trator ajudam a mapear a terra, para assim entender a disposição geográfica de forma a organizar as colheitas. Contudo, nos dias que correm, o sistema agrícola tem de expandir os seus objetivos, aceitar como um facto a existência de um caos climático inesperado e imprevisível, e, acima de tudo, não ter como único objetivo o rendimento por hectare. A palavra de ordem para a sobrevivência da agricultura, e até mesmo do planeta, é o rendimento "sustentável".

Assim sendo, a Agricultura 4.0 é a agricultura mais sustentável que é possível existir. Desde sementes orgânicas mais bem controladas, passando pela utilização de água reciclada e energia renovável, até ao armazenamento de produtos debaixo de terra. Deste modo, o trabalho em campo será confiado ao trator mais inteligente, que já não é apenas uma máquina simples, mas sim um veículo para trabalhar de forma inteligente e sem danificar a terra, para que esta se possa regenerar e entrar no círculo virtuoso que a agricultura sustentável aprende com a natureza.

Mas como evitar danos na terra, que deve render o máximo possível, enquanto se respeitam também os parâmetros de sustentabilidade? São necessários pneus específicos, com características diferentes, dependendo da terra e do trabalho realizado pelas máquinas, pneus estes que contribuem para reduzir a compactação do solo.

Com a linha de pneus radiais Agrimax, através da utilização da tecnologia mais sofisticada, a BKT diz responder à procura por parte da agricultura moderna, em que o respeito pela terra é um dos parâmetros-chave da sustentabilidade.

Dada esta procura crescente, há alguns anos que a BKT adota as novas tecnologias Flexion (IF) e Very High Flexion (VF). Um pneu VF foi concebido para transportar 40% mais peso com a mesma pressão de ar que um pneu comum; a pressão de ar pode ser reduzida em 40% e ter o mesmo peso que um pneu comum.
Por sua vez, um pneu IF foi concebido para transportar 20% mais peso com a mesma pressão de ar que um pneu comum. Neste caso, a pressão de ar pode ser reduzida em 20%, o que, mesmo continuando a suportar o peso solicitado, reduziria significativamente o impacto no solo.

A gama de pneus radiais Agrimax da BKT foi criada para atender às necessidades da nova agricultura. As tecnologias IF e VF foram aplicadas em alguns modelos em particular:

AGRIMAX V-FLECTO
A mais recente entrada, uma combinação tecnológica premiada que melhora o desempenho dos tratores de nova geração graças à compactação reduzida do solo e à maior capacidade de carga (+40%) com a mesma pressão que um pneu comum do mesmo tamanho. É um produto que garante um ciclo de vida prolongado em, pelo menos, 10% em relação ao seu equivalente comum, garantindo uma redução acentuada nos custos de operação e manutenção.

AGRIMAX FORCE
Especialmente concebido para tratores de alta potência (acima de 250cv). Graças à tecnologia IF revista pela BKT, este pneu possui maior capacidade de carga com pressões mais baixas em comparação com pneus comuns do mesmo tamanho, para o benefício da terra, a qual sofre uma compactação significativamente menor.

AGRIMAX TERIS
Concebido para colhedores e semeadores combinados de alta potência. Possui uma excelente capacidade de flutuação, o que garante a melhor proteção possível da terra e um excelente desempenho de colheita, pois aguenta cargas muito elevadas. Além disso, o Agrimax Teris é excecionalmente resistente a cortes e impactos devidos, por exemplo, à presença de palha no solo, garantindo desta forma um longo ciclo de vida e reduzindo os períodos de inatividade da máquina.

AGRIMAX SPARGO
Destaca-se entre os produtos para culturas em linhas. É uma linha equipada com tecnologia VF, graças à qual é possível transportar cargas pesadas com uma pressão reduzida dos pneus, para aplicações em culturas em linha.

O futuro agrícola depende de esforços coordenados que impliquem cultura, diálogo e cooperação internacional, os quais devem ser acompanhados pelo desenvolvimento tecnológico de máquinas e componentes. O futuro da agricultura significa colaboração harmonizada. A BKT diz fazer parte deste futuro.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos