Notícias

Feiras e Eventos

Ministra anuncia cinco metas até 2030

12/09/2020

Partilhe:

Na sua intervenção numa das maiores feiras europeias ligadas ao sector agrícola, realizada no concelho do Cartaxo, a ministra informou que sociedade, território, cadeia de valor e Estado são os quatro pilares da agenda. Mais saúde, mais inclusão, mais rendimentos, mais futuro e mais inovação são os cinco objectivos identificados pelo Governo.

No campo da saúde visa-se aumentar, em 20%, o nível de adesão à chamada «dieta mediterrânica». A inclusão visa instalar 80% dos novos jovens agricultores em zonas de baixa densidade populacional. No que respeita a rendimento, é elevar o valor da produção agroalimentar em 15%. Mais futuro relaciona-se com o aumentar, para mais de metade, da área agrícola em regimes de produção sustentável. O objectivo para a inovação é aumentar em 60% o investimento em investigação e desenvolvimento.

Os quatro pilares traduzem 15 iniciativas, consideradas pelo Governo como emblemáticas. No documento oficial lêem-se: alimentação saudável; uma só saúde; mitigação às alterações climáticas; adaptação às alterações climáticas; agricultura circular; territórios sustentáveis; revitalização das zonas rurais; agricultura 4.0; programa dos produtos agroalimentares; excelência da organização da produção; transição agro-energética; promoção da investigação; inovação e capacitação; rede de inovação; Portal Único da Agricultura e Reorganiza. 

Esta agenda, aprovada em Conselho de Ministros na véspera de ser apresentada publicamente, prevê apoios de incentivos. Contudo, a ministra da Agricultura não revelou, na sua intervenção na Agroglobal, quais os montantes que prevê serem aplicados.

O documento apresentado na Agroglobal foi desenvolvido durante vários meses, com a auscultação de responsáveis de diferentes áreas, nomeadamente gestão do território, investigação, produtores e empresários dos sectores agrícola e agroalimentar, autarcas e responsáveis de diversos organismos.

Assista aqui à Conferência: Portugal no futuro, uma visão estratégica para agricultura, alimentação e território.

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos