Notícias

Empresas

Master em Gestão Avançada de Pós-Venda

29/03/2023

Partilhe:

Arnaldo Caeiro, Diretor Geral da SDF Portugal, explicou a necessidade sentida pela empresa de dotar a sua rede de distribuição de mais ferramentas de gestão. “Constatámos que os concessionários que constituem a nossa rede de distribuição são empresas familiares, de pequena dimensão, propriedade de pessoas que não têm uma formação em gestão. Assim, iniciámos em 2019, no pré-pandemia, aquilo a que chamámos de “Primeira ação em gestão pós-venda”.

Encontrámos um parceiro, uma empresa de consultoria, que nos fez um programa de gestão pós-venda dirigido a gerentes de concessões e responsáveis da área do pós-venda. Entretanto, começou a pandemia, fizemos uma segunda edição em 2022 mas sentimos que ficou a faltar qualquer coisa. Passámos então ao nível II, a que chamámos de “Master em Gestão Pós-Venda”. Decorreu entre a segunda metade de 2022 e termina agora, em março de 2023, e estiveram presentes quem frequentou a primeira. Ou seja, é uma formação cumulativa onde o objetivo foi capacitar os concessionários sobre o que são os aspetos do pós-venda. No total, foram 88 horas de formação”.



O Diretor Geral abordou ainda os passos seguintes, já que a formação conhecerá agora uma fase desenhada à medida de cada caso.

“Estão aqui representados 11 concessionários, num universo de 50. Esta ação faz parte de um plano mais vasto que inclui a profissionalização da rede de concessionários. Tem depois outras etapas, sendo que ainda nesta área a próxima será o coaching de empresas. Das que aqui estiveram, depois de o gerente ter a formação, existe a necessidade de adaptar estruturas e processos internos de acordo com o que podemos chamar de melhores práticas no setor. Será o próximo passo, onde mais uma vez de forma voluntária, será colocado à disposição o programa de consultoria e coaching por medida com base numa avaliação individual da concessão e depois a elaboração de um plano que é discutido entre a entidade formadora, a SDF Portugal e o concessionário, de forma a ser posteriormente implementado. Já conseguimos ver melhorias nestes concessionários que fizeram a formação, sobretudo ao nível da melhoria de processos internos, melhor compreensão dos processos internos da SDF, e, sobretudo, no despertar para os aspetos da gestão da empresa.”
 

“Grupo de trabalho foi fantástico”
Dário Afonso, Diretor Executivo da AutoCoach Management (ACM), a empresa de consultoria responsável pelo programa, também falou sobre o processo iniciado em 2019 e os resultados alcançados.“Foi algo que começou em 2019, um desafio lançado pela SDF Portugal à ACM, a mim e a toda a equipa, no sentido de conseguirmos capacitar a rede de concessionários, tendo em conta que nesse ano nem sonhávamos que viria uma pandemia e uma guerra. Foi dentro do contexto de todas as transformações tecnológicas que tem tido a agricultura e a indústria dos tratores que a SDF Portugal definiu o objetivo de aumentar o grau de profissionalismo dos seus concessionários no que toca à gestão dos mesmos. Iniciámos uma primeira edição em 2019, a segunda só foi feita no início de 2022 porque em 2020 e 2021 tivemos o covid e creio que o fator mais marcante deste programa a que demos o nome de Master acabou por ser o pedido dos concessionários para haver mais formação depois da 2ª edição. Este é o melhor indicador que podemos ter”.

“Este programa tem vários módulos de formação e o mais interessante tem sido ver as pessoas aplicarem nas suas empresas aquilo que aprenderam aqui. E no módulo seguinte partilhavam as áreas onde tinham tido sucesso e insucesso. ‘Tentei e consegui ou tentei e não consegui por isto ou por aquilo’, esta partilha foi muito boa. Tivemos temáticas bem diferentes como a gestão da oficina propriamente dita, a área dos recursos humanos, gestão de crédito, vendas e marketing, finanças para não financeiros – áreas em que nem sempre as pessoas se sentiam à vontade. Mas a verdade é que este grupo mostrou uma vontade e predisposição para as discutir fora do normal. Fantástica a todos os níveis. Ao ponto de terem sido eles próprios, no final do primeiro módulo, a sentirem que precisavam de mais, e, por isso, no segundo, discutimos e comparámos os rácios económico-financeiros de cada um deles com, por exemplo, os dados de média do setor, com anos anteriores, entre outros. Foi muito interessante, levo quase 30 anos de formação e posso dizer que este grupo de trabalho foi fantástico. A SDF também está de parabéns pelo trabalho que foi desenvolvido entre todos e pela coragem que teve nesta iniciativa”, finalizou.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos