Notícias

Floresta

Kesla: Reboque multifuncional de combate a incêndios

23/05/2023

Partilhe:

Com temperaturas anormalmente altas para a época do ano, bem-dita a hora em que a Kesla apresentou um inovador reboque de combate a incêndios em áreas de floresta e mato, uma ferramenta com um grande potencial, não apenas para os corpos de bombeiros, mas em especial para os proprietários de grandes manchas florestais e para as autarquias.

Mas afinal, que reboque é este e o que tem de inovador? Partindo de um reboque florestal “convencional”, os finlandeses da Kesla adotaram um módulo independente de combate a incêndios. Ainda que possa ser utilizado em todo o tipo de terrenos, a verdade é que este reboque está especialmente vocacionado para o combate a incêndios em áreas florestais e de mato. Um dos atributos é que este dispõe de tração própria, numa configuração 4x2 ou 4x4, uma vantagem inegável em utilização fora de estrada.


O módulo independente acoplado ao reboque é constituído por um tanque com 10,5 m3 (10 500 litros) de capacidade, dois canhões de água, um deles integrado na lança de uma grua Kesla dotada de uma garra, e, claro, uma bomba de água com 6 bar de pressão. Quando em ordem de funcionamento, o conjunto pesa cerca de 17 toneladas, sendo que a tara em vazio ronda as 6,5 toneladas. De destacar ainda que a unidade de combate a incêndios possui hidráulicos independentes que facilitam o engate a qualquer trator agrícola.

Dois canhões com 30 metros de alcance
Com um débito de 130/200 L/minuto, o canhão traseiro pode ser operado a partir da cabine do trator e permite variar não só o caudal (na potência máxima, o jato tem um alcance de até 30 metros) como leque, criando, por exemplo, uma imensa cortina de água que protege o conjunto e ajuda a reduzir a temperatura e a extinguir o ponto de ignição. O outro canhão, igualmente operado a partir do trator agrícola, está integrado na lança da grua e associado a uma garra que permite pegar em objetos ainda em combustão e extinguir a fonte de calor.

Este procedimento é especialmente útil nas fases de rescaldo, como pudemos observar na demonstração a que abolsamia assistiu a convite da Unitractores, representante em exclusivo destes produtos para Portugal.


Outros dados a reter centram-se na preocupação da Kesla com a segurança dos veículos e com a versatilidade dos mesmos. Em relação ao primeiro ponto, a marca finlandesa decidiu criar um tanque dividido em 8 módulos unidos, permitindo esta partição atenuar a deslocação da água em movimento e diminuir, por exemplo, o efeito de pêndulo quando operamos o trator e o reboque. Já em relação à versatilidade, uma das preocupações da Kesla foi assegurar que, quando o módulo de combate de incêndios não está a ser necessário, pode ser, facilmente, retirado e guardado, restando o reboque florestal que tem uma variedade de funcionalidades por si só.


100% autónomo no abastecimento de água
Outra das particularidades deste reboque é que pode ser 100% autónomo no reabastecimento de água. Para isso conta com três formas de atestar o tanque. A primeira é recorrer a uma fonte externa que poderia encher o mesmo a partir da abertura superior. Outra solução seria conectar uma mangueira à bomba inferior, posicionada na traseira. Por fim, a forma mais disruptiva é utilizar a garra para posicionar uma bomba de sucção incluída que pode ser colocada pela grua numa fonte de água externa, seja ela um rio, uma vala ou um lago.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos