Notícias

Produto

John Deere lança novas picadoras F8 e F9 com o foco na precisão

08/06/2025

Partilhe:

A John Deere apresentou as novas picadoras de forragem automotrizes F8 e F9, focadas em melhorar a experiência de condução, simplificar a operação e garantir uma silagem de qualidade superior. O salto tecnológico é visível em todos os detalhes, da cabina ao motor, passando por um conjunto avançado de soluções de automatização e agricultura de precisão.

Conforto, controlo e rendimento pensados para o operador

A nova cabina é mais ampla, com visibilidade melhorada graças a colunas estreitas e janelas generosas. O assento ActiveSeat gira 16° para facilitar o acesso e aumentar o campo de visão. Na versão ActiveSeat II, este oferece ajuste elétrico, arrefecimento, aquecimento, massagem e suspensão ativa que elimina até 90% dos movimentos verticais. A ergonomia reforça-se com zonas de arrumação bem distribuídas, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, carregamento USB e Bluetooth, integrando o operador num ambiente funcional e confortável.

O joystick CommandPRO com até 11 botões configuráveis centraliza os principais comandos da máquina, enquanto o monitor tátil G5/G5Plus com ecrã de alta definição assegura navegação intuitiva. O raio de viragem reduzido para 6 metros agiliza as manobras nas cabeceiras e a gestão de perfis de condutor facilita a troca de operadores sem perda de definições.

Mais potência, maior precisão e automatização inteligente

Na série F8, o motor JD14X, que é comum às X9 e 9RX, cobre uma gama de potências entre os 425 e os 645 cv. A tecnologia HarvestMotion garante entrega de potência consistente mesmo a baixas rotações. Na F9, os modelos F9 500 a F9 700 são equipados com o novo JD18X, de 700 a 820 cv, respetivamente, com HarvestMotion Plus, common-rail, EGR arrefecido e sem DEF. Já os novos F9 900 e 1000 recebem o motor V12 Liebherr de 1020 cv, preparado para as condições mais exigentes.

A automatização integra-se com o Ground Speed Automation, que ajusta automaticamente velocidade e rotações, e o controlo ativo do enchimento com câmara estéreo, que gere o tubo de descarga com precisão. O sistema ProTouch permite alternar entre campo e estrada com um único comando, ativando até nove funções simultâneas. A compatibilidade com soluções John Deere Precision Ag, como o AutoPath, amplia a gestão agronómica.

No corte, o tambor DuraDrum mantém a versatilidade, enquanto o novo sistema IDS 2.0 adapta a aplicação de inoculantes com base nas leituras do HarvestLab. Dois novos processadores de grãos, o Ultimate 250 e o XStream 305, asseguram qualidade no processamento com monitorização de temperatura, ajuste elétrico e lubrificação automática.

“Estas máquinas foram pensadas para oferecer mais do que potência. São plataformas de colheita inteligentes, que aumentam a eficiência e reduzem o esforço do operador,” afirma Philippe Steinmann, da John Deere Europa.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos