Notícias

Empresas

Interoperabilidade perfeita entre máquinas agrícolas e software está mais perto

07/06/2018

Partilhe:

Se, por exemplo, os dados recolhidos por uma ceifeira debulhadora não puderem ser lidos pelo sistema informático da exploração, não acrescentam qualquer valor como suporte às decisões de gestão. Para tentar resolver esse problema, várias empresas e organizações juntaram-se para trabalhar em conjunto no Projeto Internet of Food and Farm 2020, e deram passos importantes para a interoperabilidade real entre máquinas agrícolas, sensores e software. São elas: 365FarmNet, Universidade de Aarhus, AGCO, AgroIntelli, CNH Industrial, GRIMME, Kverneland e Wageningen University and Research.

Usando a estrutura ADAPT, os parceiros deste projeto demonstraram como os dados podem ser trocados entre equipamentos agrícolas e plataformas de software de diferentes marcas num formato padronizado. Através de um simples plug-in, as empresas de software e os fabricantes de equipamentos poderão ler dados de diferentes fontes, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento e, simultaneamente, aumentando os fluxos de dados disponíveis.

A tecnologia ao serviço da agricultura

Uma troca de dados mais fácil acabará por levar a uma melhor tomada de decisões e a uma agricultura mais produtiva. O ADAPT é um kit de ferramentas de software de código aberto da AgGateway, baseado num modelo de dados universal que permite a tradução entre formatos de dados de diferentes proprietários. A prova de conceito foi demonstrada no dia 1 de março, no evento de stakeholders da IoF2020 em Almeria, Espanha.

Com essa demonstração, os parceiros confirmaram o seu compromisso com um sistema aberto e interoperável, no qual os dados podem fluir facilmente entre os diferentes participantes da cadeia de valor. Aos agricultores, irá permitir usar diferentes tipos e marcas de equipamentos com uma ampla variedade de softwares ou serviços, independentemente do fabricante.

O próximo passo no processo de maior interoperabilidade inclui a comunicação em tempo real e a comunicação bidirecional veículo-cloud. Para isso, a equipa trabalhará em conjunto com a AEF, a Agricultural Industry Electronics Foundation. A AEF é uma organização independente com mais de 200 empresas associadas. O objetivo principal é melhorar a compatibilidade entre fabricantes de componentes eletrónicos e elétricos em equipamentos agrícolas e estabelecer a transparência sobre questões de compatibilidade.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos