Notícias

Feiras e Eventos

Gulbenkian promove valorização da água na agricultura

04/02/2022

Partilhe:

O projeto eQuacer tem a duração de um ano e vai pôr em prática dez ações de demonstração específicas para cada tipo de cultura, adaptadas às regiões onde predomina o seu cultivo.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e visa dar um contributo para o uso eficiente da água na agricultura, antecipando a adaptação e mitigação das alterações climáticas.

No final, será organizada uma Conferência de balanço e apresentação das principais conclusões e linhas de atuação futuras.

Dados reveladores

Um estudo prévio sobre “O Uso da Água em Portugal” realizado pelo C-Lab para a Fundação Gulbenkian em 2019/2020 revela os seguintes dados:

  • Portugal enfrenta risco de escassez de água já nos próximos 20 anos.
     
  • A maioria dos agricultores não mede a água que gasta e 71% não tem contador de água.
     
  • Os sistemas de rega localizada são utilizados por 65% dos agricultores mas são menos os que usam tecnologias para controlo de rega e gestão da água: 30% utiliza sondas de apoio à rega, 23% utiliza estações meteorológicas e 37% utiliza programas de controlo de rega.
     
  • 81% dos agricultores que adotaram novas tecnologias não têm dúvidas de que poupam água.
     
  • Apenas 3% dos agricultores trabalham com cenários de longo prazo e de sustentabilidade no planeamento da sua atividade.
Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos