Notícias

Floresta

Governo disponibiliza 12,1 M€ para máquinas florestais e de combate a incêndios

30/01/2026

Partilhe:

Promovido através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), este novo programa governamental, no valor de 12,1 milhões de euros, será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objectivo de reforçar a capacidade de intervenção das entidades responsáveis pela gestão da carga combustível e melhorar as condições de trabalho dos agentes do setor florestal em Portugal continental.

Apoio até 150 mil euros por empresa

Ao abrigo deste novo programa, tanto as micro, como as pequenas e médias empresas com atividade na área da silvicultura, exploração florestal e serviços de apoio à silvicultura, podem candidatar-se a uma subvenção não reembolsável até ao montante máximo de 150 mil euros por candidatura aprovada.

São elegíveis investimentos em quatro tipologias de equipamentos: equipamentos mecânicos para gestão de combustível (alfaias), tratores para operações florestais, máquinas telecomandadas para gestão de combustível e máquinas para trituração de ramos e galhos.

Candidaturas até março

Quanto a prazo para apresentação de candidaturas, deverá ter início já no próximo dia 2 de fevereiro, terminando às 18h00 do dia 15 de março de 2026, ou até serem esgotadas as dotações previstas.

Referir que cada Pequena ou Média Empresa (PME) pode submeter uma candidatura através do Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF, disponível em https://fau.icnf.pt.

Esta iniciativa enquadra-se nos objetivos de aumentar e melhorar a gestão florestal em Portugal e reduzir o risco de incêndio rural, através do reforço da capacidade operacional das empresas do setor.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos