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Teste em campo

Goldoni Q110 120, transmissão semi-powershift opcional e sistema ISOBUS

01/12/2016

Por: Sebastião Marques

Na região italiana de Emilia-Romagna, conhecida pelas suas vinhas, a marca italiana colocou à nossa disposição o seu trator candidato a Melhor Especializado no passado mês de Outubro. Este é o primeiro modelo com “selo Arbos” a sair da forja.

Desempenho do motor
Não tendo sido possível experimentar o trator em trabalho, somente condução, ficou por explorar o verdadeiro potencial do VM – R754 IE4 de 4 cilindros, injeção direta, common rail com turbo compressor e aftercooler que equipa o Q110. Ainda assim, a resposta em inclinações acentuadas foi positiva. 

Transmissão mecânica sincronizada ou semi-powershift
A Goldoni disponibiliza duas versões ao nível da caixa de velocidades: uma de transmissão mecânica sincronizada (24+12), de série, com inversor mecânico e sistema START & STOP no pedal de embraiagem, ou, opcionalmente, uma semi-powershift de dois níveis (16+16) com inversor eletro hidráulico. As velocidades variam entre os 400m/h e os 40km/h. A TDF está disponível em duas versões: 540/ 750 rpm (de série) ou 540/ 1000 rpm (opcional). Também opcional é a TDF dianteira 1000 rpm.

Especificações técnicas

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Cabines e plataformas
O Q110 está disponível em duas plataformas, alta e baixa (baixo centro de gravidade) e com duas cabines (standard e low profile), consoante o tipo de tarefas e condições em que o trator será utilizado. Relativamente às cabines, para já, apenas a versão standard tem proteção de categoria 4, sendo ainda de destacar o esforço feito ao nível da insonorização (79 dba), o ar condicionado opcional, e o assento de suspensão elástica.transmissão.

Sistema hidráulico
O sistema hidráulico de centro aberto com bomba tripla e três distribuidores traseiros e de serviço é uma das novidades apresentadas. Os três distribuidores dianteiros são controlados através de um joystick electro hidráulico.
O hidráulico frontal está disponível como opcional.

Direção e travagem
A direção é hidrostática com válvula de Load Sensing e consegue um ângulo de viragem de 55º. Os sistemas de travagem é hidráulico com discos múltiplos em banho de óleo, com sistema IST, activando simultaneamente a tracção das rodas dianteiras.

ISOBUS
O novo modelo terá sistema ISOBUS, para permitir uma melhor interação com equipamentos, para o pomar e a vinha, de aplicação de taxa variável.

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