Notícias

Produto

Fendt 942 Vario chegou, venceu e foi trabalhar

08/01/2020

Partilhe:

A Forte, empresa do grupo Auto-Industrial e importadora da marca Fendt para Portugal, apresentou a Geração 6 da série 900 às portas de Vila Franca de Xira, entre os arrozais, milheirais e as culturas de tomate, com uma demonstração de campo do 942 Vario ProfiPlus, máquina de 415 cv. Houve logo quem lhe chamasse uma “nova força da natureza”. A primeira unidade foi entregue pela Agrimagos a uma das maiores prestadoras de serviços do país, a Simões & Filhos, Lda, que no ano passado já tinha entregue um 1050 ao empresário José da Costa, que cedeu o terreno da sua quinta para a tomada de contacto.

Recorde-se o que foi adiantado aos jornalistas em julho, em Marktoberdorf, na Alemanha, sede europeia da Fendt. Sinteticamente: A série 900 Vario entra numa nova geração e é constituída por cinco modelos, cobrindo um segmento de potência entre os 296 e os 415 cv. Passa a contar com mais um modelo, o 942 Vario. A estética é semelhante à do 1000 Vario, mas as semelhanças não se ficam por aqui. É igualmente propulsionado por um motor MAN e a transmissão é VarioDrive, um conceito que gere de forma automática a transferência de potência entre os eixos dianteiro e traseiro. O pack de equipamento inclui ferramentas de conectividade para agricultura de precisão, um sistema de infoentretenimento com sistema de mãos livres para telefonar durante o trabalho, chave codificada contra roubo e possibilidade de verificação das contas de correio eletrónico no visor do trator.



Se fosse só isto, já seria muito. Mas João Lopes, diretor da Forte, acompanhado por Miguel Lucas, administrador da divisão agrícola da Auto-Industrial, o pelo responsável de vendas da Fendt para Portugal, Wolfgang Möhrer, haveria de destacar cinco princípios superlativos que tornam esta série uma grande referência para a marca: eficiência, versatilidade, tração, conforto e inteligência, tudo assente em novos alicerces: design, chassis, transmissão, motor, cabine, hidráulico, mais possibilidades de escolha de dimensões de pneus.

 

 

O cliente nº 1 do 942   
António Simões, patrono da família prestadora de serviços agrícola com o nome empresarial Simões & Filhos, Lda, tem a sua base de trabalho assente em Maceira, Dois Portos, Torres Vedras, mas é assídua presença no campo mais aberto de operações no Ribatejo, com base para maquinaria pesada em Benavente, o verdadeiro teatro das operações. Tem empreitadas frequentes nos campos de tomate, de milho e de arroz nessa grande região agrária, em casas grandes como a de Ortigão Costa e Companhia das Lezírias.

Com três filhos empenhados na empresa, António Simões foi ver o seu novo 942, já adquirido, a dias de ser entregue, o que aconteceria logo após a apresentação. É um dos grandes (senão mesmo o maior prestador de serviços do país, com mais de duas dezenas de tratores no ativo, cinco ceifeiras e um ror de alfaias para qualquer tipo de serviço. “Ainda não sei como é o 942, ainda não lhe tocámos, mas certamente que será bom, como os demais que temos na empresa. São 23 tratores, todos Fendt e John Deere”, disse António Simões, enquanto recordava o início da década de 70, que marcou o início da empresa. “Comecei com um David Brown 990, e depois com um Ford 5000. Nem dinheiro tinha para pagar aquele primeiro trator... Paguei em letras, à medida que ia trabalhando.”



Vendedor radiante
Paulo Moreira, um dos sócios da Agrimagos, foi o vendedor do primeiro 942 a chegar a Portugal. Também vendeu os três 1050 existentes no país. E era ele o mais radiante. “É gratificante vender boas e modernas máquinas, que são necessárias. Esperemos que os tempos melhorem, pois vendas destas não acontecem todos os dias.”
Quem assistiu à apresentação, maioritariamente concessionários da marca e clientes, teve oportunidade de tomar contacto com aquele e outros modelos - 211F Vario c/grade discos e rolo Indústrias David; 211T Vario c/empacotadora Rollector 130; 211 Vario c/ carregador frontal + empacotadora Rollector 160; 211 Vario c/carregador frontal + volta fenos Former 351 DN; 312 Vario c/gadanheira Slicer 3280 ISL; 716 Vario c/gadanheira frontal 3060 FPSL+enfardadeira Rotana 130F; 724 Vario e 1050 Vario.
O 942 evoluiu para demonstrações de campo, equipado com uma grade de discos Galucho NGVR56, ou com uma charrua de 8 ferros KB100 Kverneland, demonstrando (naturalmente) perfeito à vontade com qualquer daquelas alfaias pesadas.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos