Notícias

Empresas

Faleceu Helmut Claas, pioneiro da maquinaria agrícola

11/01/2021

Helmut Claas nasceu em 1926 em Harsewinkel. Os seus pais, August e Paula Claas, administravam uma pequena empresa de máquinas agrícolas com uma força de trabalho de cerca de 100 pessoas. Helmut concluiu um estágio como montador de máquinas após concluir a escola. Acumulou experiência prática em empresas metalúrgicas, e posterior formação prática em fundição. Depois de um estudo complementar de agricultura em Paris, assumiu o planeamento e implantação de um distribuidor CLAAS em França, que agora opera como CLAAS France SAS. Tendo-se juntado à empresa da família ose seus pais em Harsewinkel em 1958. Aqui, dedicou-se inicialmente à sua área de especialização, a engenharia.

Em 1962 foi nomeado Diretor Executivo. Helmut Claas aceitou a posição de Sócio Responsável Pessoalmente quando a empresa foi reconstituída como uma sociedade em 1978. Em 1996, como parte da reestruturação da empresa numa sociedade anónima, mudou do cargo de Diretor Executivo para o cargo de Presidente do Conselho Fiscal e da Comissão de Accionistas.

O seu foco primordial esteve sempre no desenvolvimento de produtos pioneiros e sua produção em massa. Durante a sua era, após o sucesso da ceifeira DOMINATOR, surgiu a construção da LEXION, que é hoje, de acordo com o fabricante, a ceifeira mais eficiente do mundo. Além disso, a ensiladora JAGUAR e o trator XERION foram desenvolvidos sob a batuta de Helmut Claas, autor de uma história de sucesso.

Em 2003, deu um passo importante para o futuro da empresa: a CLAAS comprou o negócio de tratores da Renault Agriculture em França. Também noutros aspetos, a internacionalização continuou a progredir com o estabelecimento e expansão de unidades de produção na Rússia, nos EUA e na China.

Helmut Claas foi antes de tudo um agricultor. Ele administrava uma exploração em East Anglia, na Grã-Bretanha, onde costumava permanecer com a sua esposa, Erika. Helmut gostava de manter contato com os agricultores da vizinhança e tinha um grande interesse nas questões relacionadas com as empresas agrícolas. Também tinha paixão pela caça.

E há muito que cuidava do desenvolvimento contínuo da empresa familiar, visto que a próxima geração já assumiu a gestão do Grupo CLAAS. Consequentemente, hoje em dia é a sua filha Cathrina Claas-Mühlhäuser quem dirige a tomada de decisões e o desenvolvimento do grupo de empresas.

A morte de Helmut Claas deixa para trás um espaço no mundo da tecnologia agrícola que não pode ser preenchido. A sua família, todos os acionistas, o Conselho de Administração do Grupo e os funcionários estão de luto pela passagem de uma grande personalidade e continuarão a desenvolver o Grupo CLAAS tal como ele teria desejado.

Pesquisa

Vídeos mais vistos