Notícias

Tech

Douro acolheu testes de robot autónomo para monitorização metabólica de plantas em vinha

08/10/2021

Partilhe:

Uma equipa de investigadores portugueses do INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência - desenvolveu uma plataforma móvel para monitorização metabólica em viticultura de precisão: trata-se de um robot único no Mundo que integra um sistema automático de espectroscopia e que percorre a vinha de forma autónoma, recolhendo ao longo do caminho a informação metabólica da fisiologia da planta (estado metabólico da planta e maturação do fruto). Os primeiros testes a esta tecnologia ímpar decorreram no passado dia 29 de Setembro, na Quinta do Seixo (Tabuaço), região do Douro. 

No processo, os investigadores portugueses recorreram ao espectro de luz para avaliar o estado de maturação da uva na região do Douro, durante as vindimas. As técnicas de espectroscopia geram imagens georreferenciadas do metabolismo da videira, composição da uva e solos, dados que são depois correlacionados e interpretados por um sistema de inteligência artificial.

“Conseguimos monitorizar o metabolismo da planta ao longo do ano e principalmente ao longo da colheita, para percebermos quais são as melhores alterações que se podem fazer a nível do solo e da própria manipulação da planta. Dessa forma, conseguiremos  alcançar a qualidade desejada da agricultura“, explicou Rui Martins, investigador do INESC TEC.

“O metabolismo das plantas é um fator importante a ter em conta na gestão e controlo da viticultura de precisão, neste caso, para assegurar a qualidade dos vinhos do Porto. A qualidade da uva está diretamente relacionada à fisiologia da vinha, intimamente ligada à complexidade da interação do solo, água e clima. E é esta análise detalhada da composição de folhas e frutos, na qual podemos observar dados dos nutrientes e absorção de água, ciclo de fotossíntese e desenvolvimento de tecidos de uva em termos de absorção de nitrogênio, ácidos orgânicos, pigmentos, açúcares, taninos e fenólicos que conseguimos obter com esta tecnologia.”, disse Ana Morais, responsável técnica na ADVID - Cluster da Vinha e do Vinho.

A viticultura de precisão tem como objetivo maximizar a produtividade e qualidade das produções, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade ambiental. Refira-se que este sistema constitui uma mudança de paradigma ao nível das ferramentas avançadas para agricultura de precisão. “Tanto quanto nos é possível saber, é a primeira vez a nível mundial que se estuda o metabolismo da planta 'in-vivo' e 'in-situ'. Este trabalho abre portas para a monitorização, diagnóstico e implementação de estratégias de agricultura de precisão ao nível molecular e celular”, acrescentou o investigador Rui Martins.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos