Notícias

Notícia

CLAAS celebra a produção de meio milhão de ceifeiras-debulhadoras

17/06/2024

Partilhe:

A CLAAS, uma das marcas pioneiras no desenvolvimento de ceifeiras-debulhadoras, está a comemorar a produção de meio milhão de unidades. Com uma história que remonta a 1936, a empresa familiar Harsewinkel, revolucionou a colheita de cereais na Europa com a ceifeira-debulhadora de fluxo cruzado, ou M.D.B.

Em 1946, a marca sediada na Alemanha, chegou ao sucesso com a série SUPER, que a partir de 1953 passou a estar disponível também com motores adicionais e, a partir de 1958, como SUPER AUTOMÁTICA com acionamento hidráulico da barra de corte. Mais de 60.000 unidades SUPER foram vendidas em todo o mundo e até encontraram compradores no Canadá e no Uruguai.
Em 1953, a empresa familiar entrou com sucesso no segmento das ceifeiras-debulhadoras automotrizes com a HERCULES, mais tarde rebaptizada SF.

Em 1961, a MATADOR GIGANT estabeleceu novos padrões com uma largura de barra de corte de até 6,0 m. Outros marcos que definiram a indústria na década de 1960 incluíram nomes bem conhecidos como SENATOR, COMET, COSMOS, CORSAR, MERCATOR, PROTECTOR e COMPACT.

Em 1972, a série DOMINATOR deu início a uma nova era que durou mais de 50 anos até aos dias de hoje. A CLAAS estabeleceu-se como líder do mercado europeu, particularmente com as séries DOMINATOR 6 e DOMINATOR 8, e introduziu inovações como a limpeza 3D, a orientação da barra de corte AUTO CONTOUR e a unidade de debulha MEGA. As DOMINATOR CS com separação de cilindros (COMMANDOR CS a partir de 1986), introduzidas em 1981, estavam entre as ceifeiras-debulhadoras mais potentes do mundo na altura e foram entregues pela primeira vez com rastos de borracha a partir de 1987.

Já na Agritechnica de 1995, a LEXION 480 com a inovadora tecnologia híbrida APS não foi apenas o destaque da feira, mas também um ponto de viragem em termos de desempenho, conforto e aplicações eletrónicas inovadoras para a era emergente da agricultura de precisão. A tecnologia de chassis TERRA TRAC de proteção do solo da LEXION, que também passou a estar disponível na TRION a partir de 2021, tem vindo a celebrar o seu sucesso mundial desde 1997.

Em 2013, foi dado um passo importante no campo da inteligência das máquinas: com o CEMOS, a CLAAS tornou-se líder no campo da automação de ceifeiras-debulhadoras, o que foi apoiado por inúmeros prémios internacionais. O CEMOS continua a ser continuamente desenvolvido e expandido para incluir processos e unidades adicionais em ceifeiras-debulhadoras e implementos.

Os mais recentes membros da família de ceifeiras-debulhadoras CLAAS são as séries TRION e EVION, introduzidas em 2021 e 2023. Juntamente com a LEXION, oferecem uma gama única de produtos e equipamentos, desde os cinco sacudidores de palha de 205 cv até ao carro-chefe LEXION 8900 TERRA TRAC de 790 cv com APS SYNFLOW HYBRID. As três séries permitem um maior aumento da eficiência de debulha graças ao sistema de gestão do motor DYNAMIC POWER e às funções CEMOS alargadas.

Em função do perfil de exigência, está disponível uma enorme variedade de unidades de corte: desde a convencional unidade de corte com sem-fim até às ultramodernas e automatizadas unidades de corte VARIO e à Draper CONVIO FLEX com barra de facas flexível e controlo articulado do carretel.

Uma história feita de sucessos

Com cerca de 100.000 e mais de 75.000 unidades, respetivamente, a DOMINATOR e a LEXION representam a maioria das 500.000 ceifeiras-debulhadoras CLAAS produzidas até à data. A SUPER e a SUPER AUTOMATIC (aprox. 65.000 unidades), bem como a EUROPA e a COLUMBUS (juntas, aprox. 60.000 ceifeiras-debulhadoras) e a TUCANO (aprox. 35.000 unidades) também contribuíram grandemente para o sucesso mundial das ceifeiras-debulhadoras CLAAS. No entanto, séries mais pequenas, como a COMMANDOR TERRA TRAC, também impulsionaram o progresso e tiveram um impacto significativo na genética das atuais ceifeiras-debulhadoras CLAAS.

Edições de aniversário

Para assinalar o aniversário, foi construído um número limitado de EVION, TRION e LEXION com um acabamento de pintura especial e decalques extensivos. Uma DOMINATOR com o design correspondente estará em exposição no CIAME na China.

O design é um tributo à história das ceifeiras-debulhadoras CLAAS: a cor prateada metálica representa os primórdios da produção de ceifeiras-debulhadoras CLAAS até 1961, o verde-semente metálico representa o padrão de cores CLAAS familiar introduzido em 1966 com o SENATOR. Enquanto o padrão das letras CLAAS, em ambas as laterais das máquinas comemorativas, remete ao antigo logótipo CLAAS.
Os clientes podem participar no aniversário da época de colheita de 2025 com uma edição especial de vendas que, para além de características de equipamento seleccionadas, se caracteriza por autocolantes "Mais do que uma máquina" nos painéis laterais. Todas as ceifeiras-debulhadoras CLAAS a partir de 2025 receberão também um pequeno autocolante na porta da cabina.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos