Notícias

Iniciativas

CEETTAR defende maior eficiência energética para enfrentar crise dos combustíveis

15/05/2026

Partilhe:

Num comunicado divulgado pela própria Confederação Europeia dos Empreiteiros Agrícolas, Rurais e Florestais (CEETTAR), a organização defende o papel dos empreiteiros agrícolas, enquanto agentes centrais para acelerar a adoção de soluções eficientes e sustentáveis no setor agroflorestal europeu.

No entanto, a forte dependência europeia das importações de combustíveis fósseis continua a pressionar vários setores económicos, incluindo a agricultura, considera a CEETTAR, sobretudo devido à subida dos preços do gasóleo utilizado nas operações agrícolas e logísticas.

Ainda assim, a confederação afirma como positivas as medidas propostas pela Comissão Europeia, nomeadamente o apoio ao biogás, à eficiência energética e às tecnologias limpas, até porque, sublinha, a eletrificação das máquinas agrícolas pesadas ainda não representa uma solução viável a curto prazo para muitas explorações agrícolas e florestais.

Neste comunicado, a CEETTAR destaca ainda o potencial das tecnologias de agricultura de precisão para reduzir o consumo energético e os custos associados à produção agrícola, ao mesmo tempo que aponta a uma melhoria de 10%, na eficiência da utilização de fertilizantes na União Europeia. Meta considerada “realista e alcançável”, através da utilização de sistemas já disponíveis no mercado, como equipamentos com orientação GPS e aplicação variável de fertilizantes.

No entender do organismo, estas soluções poderão reduzir entre 5% e 10% o uso de fertilizantes e aumentar em até 15% a eficiência das áreas tratadas.

Máquinas mais eficientes

Entre as principais recomendações apresentadas pela Confederação Europeia dos Empreiteiros Agrícolas, Rurais e Florestais estão o reforço do uso de maquinaria eficiente operada por profissionais qualificados, a otimização das operações no terreno para diminuir o consumo de combustível e a promoção da partilha de equipamentos agrícolas através de empreiteiros especializados.

A confederação considera que estas medidas podem ser implementadas de imediato, sem necessidade de grandes avanços tecnológicos, permitindo simultaneamente ganhos económicos e ambientais.

A CEETTAR defende ainda que os empreiteiros agrícolas devem ser reconhecidos como parceiros estratégicos nas políticas europeias, incluindo na Política Agrícola Comum (PAC), através de incentivos específicos para serviços de agricultura de precisão e investimentos em maquinaria eficiente.

No documento agora divulgado, o organismo aponta a Irlanda como exemplo de integração dos empreiteiros nas políticas agrícolas nacionais, destacando a criação de um grupo de trabalho dedicado ao setor e a implementação de apoios ao combustível para estes profissionais.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos