Notícias

Floresta

ANEFA debateu o futuro tecnológico dos setores agrícola e florestal

27/05/2025

Partilhe:

Nos passados dias 20 e 21 de março, decorreram as Jornadas Técnicas da ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, sob o tema central “A Tecnologia ao Serviço do Mundo Rural”.

O evento, que contou com uma forte adesão, abriu com a intervenção do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e contou com especialistas provenientes de vários países europeus, incluindo Dinamarca, Bélgica, Suécia, Países Baixos, Alemanha, Finlândia, Irlanda e França.

Durante dois dias, os participantes debateram temas essenciais ao desenvolvimento tecnológico agrícola e florestal, como a inteligência artificial aplicada ao mundo rural, a gestão inteligente da rega, os sistemas de informação geográfica (SIG), a utilização inovadora de drones e a monitorização em tempo real.

Entre os projetos apresentados, destacou-se a plataforma Rustechworld, apresentada pela Forestfin. Esta ferramenta digital permite monitorizar e gerir toda a produção agrícola e florestal de forma remota, oferecendo aos produtores a possibilidade de controlar custos e otimizar resultados. Os sensores utilizados nesta plataforma apoiam ainda projetos de agricultura e floresta de precisão.

A utilização de drones na agricultura também chamou as atenções, com o conceito de “enxame” da Terra Farmers a demonstrar uma nova abordagem para a gestão florestal e agrícola. Estes equipamentos podem facilitar a regeneração de solos degradados, plantar milhares de árvores por dia e até combater incêndios com técnicas pioneiras.
Foi ainda realçada a importância do uso combinado de tecnologias digitais, inteligência artificial e sustentabilidade ambiental, permitindo intervenções mais eficientes e economicamente viáveis.

Na área da gestão inteligente de recursos hídricos, a empresa SYSMART Water & Energy Systems destacou a necessidade urgente de otimizar o uso da água em Portugal. A empresa mencionou soluções para maximizar a eficiência energética em sistemas de irrigação, incluindo estratégias para armazenar água pluvial e reaproveitar águas residuais para fins agrícolas e urbanos.

 

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos