Notícias

Feiras e Eventos

AJAP realça aposta no grande mercado chinês após participar na Feira Internacional de Macau

25/10/2023

Partilhe:
Henrique Silvestre e Firmino Cordeiro

A AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal terminou, no passado domingo, a sua participação na I Exposição Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX) e na 28.ª MIF - Feira Internacional de Macau. O evento decorreu entre os dias 18 e 22 de outubro, tendo a AJAP realçado, em comunicado, que "a aposta no grande mercado chinês (e asiático) deve ser uma prioridade económica para os países lusófonos com oportunidades ímpares para os setores agrícola e agroalimentar."

Com stand próprio, onde se fez representar pelo diretor-geral, Firmino Cordeiro, e pelo Vice-presidente da Direção, Henrique Silvestre, a AJAP deu a conhecer "os serviços e atividades da associação, tendo promovido junto do mercado asiático alguns produtos e sabores portugueses." Ainda assim, Firmino Cordeiro contava com uma participação maior a nível empresarial. "Para esta edição esperávamos mais novidades, mais empresas e produtos em exposição. Esta foi a primeira edição depois da Covid-19. E, tendo em conta que já participámos noutros eventos após a pandemia, sentimos sempre, em todos eles, enorme vontade de comemorar a vida, de retomar contactos, negócios e até de rever amigos. Infelizmente, não sentimos o mesmo nesta edição de 2023 da MIF/C-PLPEX”, considerou.

“Se o setor primário tem sido importante para o mundo nas últimas décadas, vai seguramente ter ainda mais importância no futuro, uma vez que as alterações climáticas têm alterado bastante as condições meteorológicas de algumas geografias, e diminuído aptidões agronómicas de vastas regiões do globo. Se associarmos este tema aos cenários de guerra que estamos a atravessar, com consequências no imediato (as de longo prazo podem ser bem mais pesadas), como os aumentos dos custos com a energia, produtos fertilizantes, subidas enormes dos produtos alimentares à escala global, fazendo aumentar a fome e o número daqueles que não conseguem produzir para comer, o cenário não é animador”, revelou Firmino Cordeiro, vincando depois a necessidade de sensibilizar "os maiores decisores" neste tipo de eventos. “Vivemos um Mundo quase sem estratégia, sem rumo, e se algumas medidas são tomadas, poucas são aquelas que se preocupam com a estabilidade das pessoas e com o seu bem-estar”. 

Para o diretor-geral da AJAP, "o Presidente da Associação de Jovens Empresários Portugal-China, Alberto Carvalho Neto, o também grande ausente desta edição, tem feito o seu melhor esforço, e tem dado passos muito certos, por exemplo, ao envolver desde há algumas edições, não só empresas portuguesas a participar na C-PLPEX, como também ao criar o ambiente para que a Feira pudesse estar associada a uma plataforma interativa.”

Em jeito de conclusão do comunicado, Firmino Cordeiro refere que o conjunto dos países da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa “tem ainda muito a dar ao mundo em várias áreas, tendo como fulcral, a par de diferentes tipos de energia, dos recursos naturais, o setor do agroalimentar como bandeira, se o tornarmos mais competitivo, exportador e mais sustentável”.


 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos