Notícias

Feiras e Eventos

AJAP arranca com “volta a Portugal” para atrair os jovens para os territórios rurais

28/01/2026

Partilhe:

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal iniciou esta semana a edição 2026 do Rural Innovation Challenges, com um périplo nacional que passa por escolas profissionais e superiores com ligação ao meio rural. A iniciativa arrancou a 29 de janeiro com sessões em Mirandela e Peso da Régua, e prosseguiu a 30 de janeiro em Marco de Canaveses.

Trata-se de uma “volta a Portugal” que, durante o primeiro semestre do ano, percorre todos os distritos com o objetivo de divulgar as oportunidades que os territórios rurais oferecem aos futuros Jovens Agricultores (JA), Jovens Empresários Rurais (JER), jovens talentos e académicos com interesse no setor.

Segundo a AJAP, esta ação conjunta com a Caja Rural del Sur (CRSUR) e a Agrimútuo pretende colocar os territórios rurais no centro das atenções, mostrando que estes são espaços vivos, onde tradição e a inovação podem coexistir e gerar novas formas de valor.

“Através do Rural Innovation Challenges, queremos tornar os territórios rurais mais atrativos aos jovens e posicioná-los como motores de regeneração e inovação”, afirma Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP.

Vencedores serão distinguidos na gala anual AJAP-Portugal Winners

As sessões incluem apresentações sobre o setor agrícola e as possibilidades de investimento e desenvolvimento no meio rural, com destaque para as quatro categorias do concurso nacional promovido pela AJAP: Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro Rural e Jovem Académico. No final do ano, os 12 vencedores (três por categoria) serão distinguidos na gala anual AJAP-Portugal Winners.

Além da informação sobre as candidaturas, os encontros proporcionam o contacto direto entre estudantes e representantes autárquicos, dirigentes associativos e agentes locais, com foco nas potencialidades económicas dos concelhos visitados.

De Trás-os-Montes a Serpa

Após a passagem inicial por Trás-os-Montes e Tâmega e Sousa, a iniciativa prossegue a 2 de fevereiro na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa e no concelho de Cuba, e a 4 de fevereiro na Covilhã e Belmonte. A 6 de fevereiro está prevista nova paragem em Moimenta da Beira e novamente em Peso da Régua.

Este roteiro é também um apelo à sociedade civil e aos decisores políticos para reforçarem as condições de atratividade e permanência dos jovens nos territórios rurais. “Queremos criar condições para que se fixem, prosperem e liderem a próxima geração de inovação agrícola e empreendedora rural”, sublinha Firmino Cordeiro.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos