Notícias

Notícia

Agricultores alemães unidos contra o aumento do gasóleo agrícola

10/01/2024

Partilhe:
Créditos da Imagem: Sean Gallup/Getty Images

Depois de uma segunda-feira marcada pelos protestos de milhares de agricultores no centro da cidade de Berlim, a coligação governamental formada pelo Partido Social-Democrata (SPD) pelos liberais Democratas Livres (FDP) e pelos Verdes, mantém-se irredutível na decisão de cortar os subsídios ao gasóleo agrícola.

Segundo o governo alemão, esta medida é justificada pelas alterações climáticas e pela necessidade de preservação do meio ambiente, mas membros do executivo já afirmaram que esta também se enquadra no âmbito do programa de consolidação orçamental para 2024 e na sequência de uma decisão do Tribunal Constitucional de 15 de novembro, que obrigou o executivo a reformular os orçamentos e “propôs poupanças” que, entre outras áreas, também afetam os agricultores.

O governo alemão ainda tentou conter os ânimos quando anunciou que os cortes no apoio à aquisição de gasóleo agrícola, que esteve para ser feito de uma só vez já em 2024, acabarão por ser feitos gradualmente em três etapas e ao longo dos próximos três anos (até 2026). O executivo chegou mesmo a recuar na medida que iria acabar com os incentivos fiscais à compra de maquinaria agrícola, mas afirma não ceder na questão do gasóleo.

Esta decisão, que não é unânime junto da própria coligação governamental, foi tornada pública numa semana em que os protestos voltaram a ganhar força e mobilizam milhares de agricultores a nível nacional, prometendo ações mais ou menos radicalizadas. Os protestantes ganharam ainda maior ímpeto e projeção nacional quando foram divulgadas sondagens que revelam um forte apoio popular a esta causa, ao mesmo tempo que os partidos da oposição revelaram uma posição contrária à medida, alertando para a falta competitividade que esta poderá provocar nos agricultores alemães face aos seus congéneres europeus e de várias economias emergentes.

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos