Notícias

Dia de Folga

7º etapa na N2, objetivo cumprido

03/06/2024

Partilhe:

A voz rouca de Custódio Cunha misturava-se com os gritos de alegria de quem tinha vivido de perto esta aventura. Custódio não continha a emoção de ter cumprido o objetivo de ligar Faro a Chaves, partindo do Couço e regressando a casa pelo mesmo caminho.

Foram quase 1.100 km de muito frio e cansaço, mas de um companheirismo e de um espírito de entre-ajuda que Custódio nunca irá esquecer. "Foram muitas horas sentado no trator, ao sol e a levar com bichos na cara. A levantar-me de madrugada para fugir ao calor e a ter de parar para esticar as pernas. Não se esqueçam que este trator tem 33 anos e quase nenhum elemento de conforto. Não há cá cabine ou ar condicionado. Mas não trocava esta experiência por nada deste mundo. Os grupos de pessoas que me pediam para parar para trocar dois dedos de conversa ou tirar uma foto. Grupos de motards que me viam e acenavam, obrigando-me a abrandar para se porem em cima do trator (chegaram a estar 8 lá em cima). Os bombeiros que foram incansáveis no apoio que me deram. Até a polícia que tanto me ajudou em Faro e, ainda hoje, em Lamego, me escoltou até à saída certa quando atravessava a cidade".


 

Sinalização, ou falta dela, é um problema

Por falar nisso, uma das principais críticas de Custódio ao trajeto é a falta de sinalização ou sinalização contrária. "Por várias vezes me deparei com falta de sinalização ou com sinais contraditórios. Uma vez, num cruzamento, tinha duas placas a dizer N2 e a apontar para sitios opostos. É verdade que até podiam ir dar as duas estradas ao mesmo sitio, mas lá que é confuso é... Uma estrada destas e com tanta gente a querer cumprir o trajeto, já merecia melhor sinalização".

E agora, perguntamos nós? "Agora, agora é voltar para o Couço, sozinho e montado no trator, para concluir a viagem. O meu objetivo era fazer a N2, mas como parti do Couço e volto ao Couço, vou acabar por ter de fazer o trajeto duas vezes". Nada que pareça apoquentar o Custódio Cunha e que o Fendt não tenha provado já ser capaz de fazer. "Olhe bem para este motor. Está limpinho, limpinho. Nem uma mancha de óleo ou sinal de fuga de qualquer espécie. Que máquina incrível".

 

 

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos