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3º maior do Mundo chega a Portugal

23/05/2023

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O Grupo Auto-Industrial, através das suas várias empresas, distribui em exclusivo para Portugal marcas de tratores como a Fendt, a Goldoni, a Kubota, a Lovol, ou a Preet. No total, o Grupo ambiciona uma quota de 20% do mercado português de tratores, objetivo delineado pela Administração. Com este desígnio em mente, a partir de 2023, a marca TAFE, propriedade do grupo indiano com o mesmo nome e que é o terceiro maior fabricante de tratores do mundo, com 180.000 unidades vendidas por ano, passará a integrar o rol de marcas do Grupo Auto-Industrial.

Tomás Rocha, Administrador Executivo do Grupo Auto-Industrial, em entrevista à revista abolsamia, explica o projeto, que ficou fechado no início deste ano. “Uma marca nova é sempre um desafio. Temos como objetivo dentro do Grupo ter uma quota de 20% ou mais do mercado nacional de tratores. Já lá estivemos muito próximos, quando tínhamos também duas marcas do Grupo Argo. Após a saída dessas duas marcas procurámos outras que ocupassem o seu lugar mas, com uma pandemia pelo meio, o processo demorou um pouco mais do que o esperado. Nesse entretanto, olhando ao sucesso que outras marcas indianas tiveram no nosso mercado, e ao preço crescente dos tratores em geral, achámos que fazia sentido ter uma marca com este perfil”.

Chegada à Europa também se faz por Portugal
Apesar de ser o terceiro maior fabricante mundial de tratores, com 180.000 unidades vendidas por ano, a TAFE esteve, até há pouco tempo, praticamente circunscrita ao mercado indiano e a outros mercados periféricos no sudoeste asiático, em África e em alguns países do leste europeu. No entanto, a estratégia mudou no último ano e foi assim que o encontro com a Auto-Industrial se deu. “Em 2022 decidiram entrar no mercado europeu (União Europeia) e iniciaram um processo de pesquisa de possíveis distribuidores para os países que consideraram como tendo maior potencial. No final de 2022 recebemos em Portugal o CEO da TAFE e fechámos o acordo”, revelou Tomás Rocha.

A par de uma rede de distribuição, a TAFE tem estado também concentrada em criar uma verdadeira estrutura europeia, tendo já uma Direção Comercial para a Europa, chefiada por um português, de seu nome João Oliveira, e tendo ainda planeada a construção de um armazém de peças na Europa, que deverá estar pronto dentro de dois ou três anos.


Tratores indianos já não são tabu
Com fábricas na Índia e na Turquia, os modelos que chegarão a Portugal serão oriundos da fábrica de Chennai, na Índia, algo que, na opinião de Tomás Rocha, “deixou de ser tema tabu em Portugal”. “O tabu quanto à origem da marca, a Índia, já está completamente ultrapassado no mercado português, tal como o atestam as vendas de outros fabricantes já aqui presentes há alguns anos. Além disso, a dimensão do conglomerado do qual faz parte e TAFE, o The Amalgamations Group, bem como os planos ao nível do desenvolvimento do produto para o mercado europeu, dá-nos muita confiança para o futuro. Acreditamos que podemos crescer com a marca”, afirmou.


Primeiro um 26 cv, mais tarde até aos 75
Até junho de 2023, a tempo da FNA, chegará um modelo de 26 cv de potência, com motor Mitsubishi em versão ROPS, iniciando-se a comercialização dos tratores TAFE por essa altura. Em setembro de 2023, a tempo da Agroglobal, deverão chegar os modelos de 55, 65 e 75 cv. A empresa responsável pela TAFE dentro do Grupo Auto-Industrial será a Sagar e a rede de concessionários, que está em desenvolvimento, deverá ter, no final de 2024, um total de 24 a 26 distribuidores. Quanto aos objetivos de vendas, apesar de prever um 2023 marcado pela quebra do mercado, Tomás Rocha revela que “gostaríamos de andar na casa das 140 unidades vendidas por ano em 2026”.

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