Notícias

Feiras e Eventos

Vencedores do “Concurso de melhorias e novidades técnicas”

14/03/2024

Partilhe:

Tratores, máquinas automotrizes, robôs, veículos autónomos, RPAS e energia

3a - Automação avançada e autonomia
CLAAS IBÉRICA, S.A.

Com a tecnologia 3A, e pela primeira vez, um software de planeamento e execução que antes só podia ser utilizado em robôs autónomos também pode ser empregue para controlar tratores e alfaias. Graças à 3A - Automação Avançada e Autonomia e ao facto de ser uma rede aberta, mesmo as empresas mais pequenas e com menos recursos poderão participar no avanço da automação na gestão agrícola. No futuro, os agricultores terão acesso a uma grande variedade de soluções dos fabricantes e poderão escolher a tecnologia ideal para as suas operações e necessidades. Acima de tudo, as tecnologias e soluções desenvolver-se-ão mais rapidamente e a normalização será acelerada. Esta abordagem aberta e independente da 3A está a atrair grande interesse entre os fabricantes nacionais e internacionais de tecnologia agrícola.

Regulação multidimensional no engate de três pontos de tratores
CLAAS IBÉRICA, S.A.

Nos tratores modernos, a potência de tração é normalmente regulada através dos braços inferiores. Levantar ou baixar o engate de três pontos significa frequentemente que a posição das alfaias já não é paralela ao solo e que as profundidades de trabalho dianteira e traseira não são idênticas. Para otimizar esta situação, a CLAAS integra um braço superior hidráulico no seu sistema de controlo multidimensional de 3 pontos. Os sensores de medição de altura colocados ao longo do implemento transferem os sinais para o trator e, através da unidade eletrónica de controlo do referido sistema hidráulico adicional, é ajustada automaticamente a inclinação longitudinal da alfaia. Isto permite que o implemento seja guiado paralelamente ao solo e, portanto, a obtenção de uma qualidade de trabalho consistente.

“naïo augmented autonomy” tecnologia que permite que a frota de robôs funcione de forma totalmente autónoma
AG-GROUP (AGSUN EUROPE, S.L.)


Adaptação da gama robótica Naïo para uma autonomia completa não existente no mercado.
A Naïo é o único fabricante no sector da robótica agrícola a aplicar a Autonomia Aumentada. Esta tecnologia revolucionária permite que a frota de robôs funcione de forma totalmente autónoma, respeitando todos os requisitos regulamentares e de segurança e abrindo caminho para uma agricultura mais eficiente e sustentável. Com a ajuda destes robôs, os agricultores podem dedicar mais tempo a tarefas de valor acrescentado. Além disso, as máquinas autónomas, que não necessitam de supervisão, são uma solução para a crescente falta de mão de obra a nível mundial. A ação “planta a planta” dos robôs garante um trabalho de qualidade, oferecendo maior flexibilidade para intervir no momento certo e causando menos compactação do solo. Além disso, estes robôs, sendo 100% elétricos, emitem menos carbono.
O módulo de “geofencing” impede o robô de sair de uma área pré-definida quando opera em modo autónomo, sem necessitar de uma infraestrutura (antena fixa...). Os sistemas de deteção de obstáculos foram igualmente patenteados.

 

Modo de condução otimizado para carregadores frontais em tratores com transmissão de variação contínua
CLAAS IBÉRICA, S.A.

O modo de condução otimizado para carregadores frontais é uma nova solução de software especificamente concebido para operar com transmissões de variação contínua. A criação de um modo específico para operações com carregadores frontais permite adaptar a resposta da transmissão e do próprio sistema hidráulico de forma a facilitar o trabalho do utilizador e a potenciar a eficácia de todo o sistema.

-ler-mais-

Partilhe:
Partilhe:
Pesquisa

Vídeos mais vistos

Vídeos mais vistos