quem somos



  • Nuno de Gusmão
    Nuno de Gusmão
    Diretor
    e Fundador


    Regente Agrícola, sócio gerente da empresa, 45 anos no comércio de máquinas agrícolas e 20 anos como jornalista dessa especialidade.



  • Francisca Gusmão
    Francisca Gusmão
    Gerente
    e Comercial


    Arquiteta Paisagista, sócia da empresa desde 1995 na abolsamia com funções de redação e vendas para a revista/site e relações públicas.
    Domínio das línguas inglesa, italiana, francesa e espanhola (q.b.).



  • Catarina Gusmão
    Catarina Gusmão
    Gerente
    e Financeira


    Engenheira Técnica Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, é sócia-gerente da abolsamia desde 1994. Atualmente, exerce as funções de gestão de equipa e coordenação de projeto.
    "Viver feliz e sem medos, é o meu lema. Como otimista e entuasiasta que sou, acredito que todo o Ser Humano tem potencial para fazer mais e melhor."





  • Silvia Patrao

    Sílvia Patrão
    Designer


    Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Colabora com a abolsamia desde 2012 no departamento de design e paginação da revista, sendo responsável pela idealização de todos os projetos relacionados com estas áreas.



  • Américo Rodrigues

    Américo Rodrigues
    Comercial


    Delegado comercial na revista abolsamia desde 2008. Possui mais de 40 anos de experiência no setor da maquinaria agrícola.



  • João Correia

    João Correia
    Administrativo


    Finalista de Engenharia Zootécnica. Colabora com a abolsamia desde 1998, exercendo as funções de administrativo. Realiza ainda traduções técnicas na área da maquinaria agrícola. Responsável pelo departamento de assinaturas e distribuição da revista.



  • Joao Sobral

    João Sobral
    Jornalista


    Licenciado em Relacões Internacionais pela Universidade Lusíada. Pós-graduado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica. Está ligado ao campo como produtor florestal. Colabora com a abolsamia, desde 2012, na conceção dos conteúdos jornalísticos.



  • Nelson Martins

    Nelson Martins
    Programação


    Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Colabora com a abolsamia desde 2005 nas áreas de ilustração e programação.



a empresa



A Empresa Nugon, Publicações e Representações Publicitárias, Lda., fundada em Janeiro de 1993, proprietária da Revista abolsamia que deve o seu primeiro nome (a bolsa) por tratar a maior parte dos seus temas técnico-comerciais com informações no campo da economia; e a restante denominação (m.i.a.) por ter começado por estar vocacionado prioritariamente para máquinas "m" industriais "i" e agrícolas "a". (vindo, com o decorrer das edições seguintes, a passar a ter um cariz essencialmente relacionado com a mecanização agrícola).

abolsamia, feita por gente com uma experiência de 30 anos no ramo comercial das máquinas agrícolas, nasceu da necessidade de criar um periódico virado para o mundo rural, com inclusão quase exclusiva de tractores e implementos agrícolas - já que a Imprensa da especialidade, neste sector, por essa altura se servia do suporte dos importadores de maquinaria, com cargas publicitárias por vezes a raiar os 100%, publicando por contra-partida, na maior parte das situações, assuntos exclusivos sobre a agricultura em geral, sem inclusão da informação e divulgação técnicas dos produtos anunciados que, no fundo, praticamente sozinhos mantinham financeiramente os jornais e revistas do ramo.

abolsamia, com uma tiragem superior a 5 mil exemplares, totalmente esgotada por cada edição, pelo modo sui generis como é feita a sua distribuição, conta com a participação de todos os importadores de tractores, máquinas e alfaias, e fabricantes nacionais, bem como com os principais concessionários dos mesmos, tornando-se por isso num catálogo actualizado de dois em dois meses, para todos os agricultores interessados em informação técnica, preços e novidades sobre o sector.

abolsamia, pelo bom relacionamento atingido através da sua presença nas mais bem cotadas feiras internacionais europeias; pelas inúmeras visitas que, por convite, tem feito aos principais fabricantes estrangeiros; e pela elevada qualidade e actualidade do conteúdo das suas páginas, associada ao modo atractivo como é apresentada - goza já de uma reputação a nível europeu, o que indiscutivelmente serve de contributo para que o almejado "made in Portugal" tenha mais crédito.


estatuto editorial



abolsamia é uma publicação periódica especializada, disponível ao público em formato de papel e digital.

Dedicada à mecanização agrícola em Portugal, tem como principal objetivo a promoção da maquinaria junto dos agricultores portugueses como forma de aumentar a sua competitividade e eficiência na exploracao dos recursos disponíveis.

abolsamia rege-se pelo escrupuloso cumprimento das normas éticas e deontológicas que regulamentam o jornalismo, respeitando a boa fé dos seus leitores.


outros serviços prestados


- Execução de catálogos e respectivas tradução, composição gráfica e impressão.
- Traduções técnicas de catálogos e manuais de operação (idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol)