PUBLICIDADE
artigos/media/3254/image_gallery/2.jpg
Friuli Sprayers Drift Recovery
    4
  • Friuli Sprayers Drift Recovery
  • Máquina em funcionamento
  • Máquina em funcionamento
16-03-2017

Friuli Sprayers Drift Recovery


O especialista na recuperação de calda

O Drift Recovery, da Friuli Sprayers, é um atomizador rebocado de duas linhas, com recuperador de calda adequado para vinhas planas, que chega agora ao mercado português.

A Tractomoz passou a representar a Friuli Sprayers no nosso país, marca fabricada pela Agricolmeccanica, e convidou-nos para um dia de campo na Quinta da Pinheira, propriedade de Marcolino Sêbo, para que pudéssemos ficar a conhecer o Drift Recovery. O modelo foi um 2000 LT, rebocado por um John Deere 5085 M, também prata da casa. O 2000 LT faz parte de uma gama que comporta ainda um 600 litros, um 1000 e um 3000.

Como funciona a máquina?

O funcionamento dos atomizadores de túnel é conhecido; no entanto, vale a pena resumi-lo. O princípio consiste na recuperação do produto que não fica nas folhas através de um painel colocado no lado oposto da fila. A Agricolameccanica, como outros fabricantes, tem vindo a aperfeiçoar o sistema de base, acrescentando algumas variações importantes sobre o tema.

Ventilação variável

A primeira é a ventilação variável, que nem todos os fabricantes deste tipo de máquinas adotam, considerando suficiente, para alcançar as folhas, o impulso dado a partir dos distribuidores de pressão. Porém, como defende o fabricante, sem a ação do vento, o produto não tem força suficiente para atravessar as fileiras e existe o risco de uma parte da vegetação ficar sem tratamento. Com o sistema de ventilação forçada da Friuli, isto não acontece. Cada paínel pode fornecer até 10 mil metros cúbicos de ar graças a uma poderosa turbina de acionamento electro-hidráulico. Desta forma é possível empurrar o produto para além da parede foliar em qualquer estado vegetativo...

Leia aqui o artigo completo

Veja aqui o vídeo